Mulher usando máscara em aeroporto na pandemia

É possível viajar na pandemia

O avião é um dos meios de transporte mais seguros que existem, sendo responsável pelo deslocamento de milhares de passageiros todos os dias ao redor do país e do mundo. Mas, você sabe como anda a segurança das aeronaves em tempos de Coronavírus? 

Para responder essas e outras perguntas, preparamos um conteúdo especial com as principais informações para você fazer sua viagem de avião com segurança, preservando sua saúde e de todos à sua volta. 

Confira a seguir.

Filtro de Ar das Aeronaves

Você sabia que o ar presente nas aeronaves costuma ser mais limpo do que o ar respirado nas ruas ou, até mesmo, dentro de casa? 

Através de sistemas modernos de circulação de ar e filtragem, é possível remover impurezas, como o caso do vírus Covid-19.

A maioria dos aviões são equipados com a tecnologia HEPA (High Efficiency Particulate Air), que tem capacidade de capturar até 99,7% das partículas de ar, promovendo mais segurança para quem deseja e precisa viajar na pandemia.


Veja também: Lugares para Viajar e Fugir das Aglomerações

Viagem de Avião e o Uso de Máscaras

Com o avanço do Coronavírus, a Anvisa revisou as regras referentes ao uso de máscaras em voos e aeroportos. 

Então, entenda o que é ou não permitido em uma viagem de avião: 

PermitidosProibidos
Máscaras de algodão ou tricoline (com mais de uma camada)Bandanas e lenços
Máscaras cirúrgicasMáscaras com válvulas
Máscaras PFF2/N95Máscaras com aberturas no tecido
Face shield com máscara por baixoFace shield sem máscara por baixo

É imprescindível que as máscaras estejam ajustadas ao rosto, tapando o nariz e a boca. Assim, você consegue viajar com mais segurança e evita o contágio do vírus. 

Portanto, é proibido tirar a máscara em locais comuns, sendo recomendada a remoção apenas na área de alimentação do aeroporto.

Viagens Nacionais e Internacionais na Pandemia

Comissário de bordo com máscara em viagem na pandemia

Somente sete países no mundo possuem restrições leves ou nenhuma restrição à entrada de brasileiros, são eles:

  • México 
  • República Centro-Africana 
  • Albânia 
  • Afeganistão 
  • Nauru 
  • Tonga 
  • Costa Rica

Já os destinos nacionais seguem como excelentes opções de viagem.

Gramado e Curitiba, por exemplo, são algumas das principais cidades para aproveitar as baixas temperaturas do inverno, enquanto Salvador e Recife entram na lista de quem pretende curtir as férias em um local mais quente.

Lembrando que é seguro viajar de avião na pandemia desde que você siga todas as recomendações da OMS, mantendo os cuidados sanitários como o uso de máscaras álcool em gel, e distanciamento social.

Exame PCR para Viajar na Pandemia

Antes de reservar sua passagem, é preciso confirmar se o destino escolhido solicita o teste de detecção do Coronavírus. 

O exame PCR é amplamente indicado para quem está com sintomas e é necessário lembrar que, nesses casos, não será possível viajar.

Mesmo que não apresente sinais de contaminação, muitas cidades exigem o teste, principalmente para voos internacionais

Inclusive, aeroportos como Guarulhos e Congonhas, por exemplo, possuem laboratórios para a realização do exame. Porém, antes de se deslocar ao local, entre em contato para confirmar os requisitos solicitados.

Cancelamentos e Remarcações de Voos na Pandemia

As companhias aéreas devem seguir as medidas da ANAC em relação aos cancelamentos e remarcações de passagens, podendo sofrer alterações de acordo com a tarifa adquirida.

Em caso de cancelamento, o passageiro pode solicitar o reembolso, mas está sujeito às regras da tarifa. A empresa tem o prazo de 12 meses, a contar da data do voo, para efetuar o pagamento.

Agora, se o cancelamento for realizado em até 24 horas do recebimento do comprovante da compra, o passageiro tem direito ao reembolso em um prazo de 7 dias.

Para remarcação, o viajante fica isento de multa contratual, desde que aceite deixar o valor referente à passagem como créditos para serem utilizados em uma nova compra.

É Seguro Viajar de Avião na Pandemia? 

Ao escolher viajar na pandemia, uma das dicas mais importantes é manter-se informado a respeito das orientações. 

As restrições podem mudar dependendo do avanço ou contenção do novo Coronavírus, então é fundamental ler sobre as condições impostas por outros países ou demais cidades brasileiras.

Assim, você evita maiores imprevistos e consegue fazer uma viagem de avião com mais segurança e conforto. 

Acesse o BuscaVoo e confira as melhores ofertas para os principais destinos do mundo.

Vai viajar na pandemia? Então, coloque em prática as dicas acima e boa viagem! Ah, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos!

Imagem: Pexels (Ketut Subiyanto); Unsplash (Lukas Souza).

Author

Write A Comment