O turismo brasileiro já vem retomando as atividades, e, apesar do número de casos de coronavírus no Brasil ainda ser alto, há uma grande procura por lugares para viajar este ano. A grande dúvida é descobrir quais são os destinos sem aglomerações neste período de férias, pois muita gente acaba pensando nos mesmos locais.
Felizmente, o Brasil é dono de lindas paisagens naturais, perfeitas para os apaixonados por aventura que adoram um passeio ao ar livre, como trilhas, cachoeiras e praias, o que permite viagens tranquilas sem colocar em risco a segurança.
Para os aventureiros que curtem o verão, preparamos uma lista com destinos perfeitos para as suas férias! Mas, se você prefere o frio, não se preocupe, temos uma surpresa para você!
Continue lendo e confira os melhores lugares para viajar e curtir a natureza no Brasil!
1. Salto do Itiquira – Goiás
Localizado bem ao norte de Goiás, a 80 km de Brasília, e a 282 quilômetros de Goiânia, o Salto do Itiquira é conhecido como uma das maiores quedas d’água do Centro-Oeste. O acesso é feito através de uma trilha curta que passa pelo Parque Municipal do Itiquira.
O que você precisa saber antes de ir
Por ser uma grande área com trilhas e quedas d’água, você precisa estar atento a alguns pontos para que sua aventura seja ainda melhor. Confira abaixo todas as informações:
- Horário de Funcionamento: o parque fica aberto todos os dias, das 9h às 17h.
- Valor da entrada: R$20,00* – crianças até 5 anos e idosos não pagam.
*valor de referência consultado em Janeiro de 2021, que pode sofrer alterações.
- O que levar: máscara, água, protetor solar e repelente.
- Roupas: o acesso ao salto é feito por trilhas, por isso é importante ir com roupas leves e um tênis confortável.
- Alimentação: não é permitido a entrada de alimentos, mas há um restaurante no parque.
- Quando ir: abril e setembro são épocas de poucas chuvas na região e baixa temporada.
Por medidas de segurança, o mergulho no salto é proibido, porém o parque é repleto de poços e belas cachoeiras onde o banho é permitido.
2. Jalapão – Tocantins
Apelidado de Deserto das águas, o Jalapão é um local de difícil acesso. Mas, mesmo isolada, vale muito a pena conhecer a região, pois é considerada uma das mais bonitas do território brasileiro.
O cenário é rodeado por cachoeiras de águas cristalinas e dunas alaranjadas que podem chegar a 40 metros de altura.
O que você precisa saber antes de ir
- Acesso: as estradas que dão acesso ao Jalapão são difíceis porque o local possui pistas de terra e areia. É preciso fazer a rota em um veículo 4×4 para não correr risco de atolar.
- O que levar: máscara, câmera fotográfica, água, protetor solar, lanterna, repelente, medicamentos para uso pessoal, carregador externo de bateria, roupas leves e tênis para trilhas.
- Telefone e Internet: o sinal de telefone e internet no Jalapão é escasso e é comum ficar sem área. A operadora que melhor funciona na região é a Claro. Algumas pousadas oferecem Wi-Fi aos hóspedes, mas nosso conselho é não contar com internet naquela região, já que a possibilidade é mínima.
- Quando ir: A época mais indicada para conhecer é de maio a setembro.
Atrações para Conhecer
O Jalapão é o lugar ideal para se desconectar da cidade e se conectar ao que há de mais espetacular na natureza. Abaixo, veja mais sobre o que fazer no Jalapão!
- Pôr do sol nas Dunas do Jalapão e na Pedra Furada;
- Banho na Cachoeira da Velha e Cachoeira da Formiga;
- Flutuar nos fervedouros de Ceiça e Bela Vista;
- Trilha da Serra do Espírito Santo;
- Rafting pelo Rio Novo
3. Chapada Diamantina – Bahia
O coração da Bahia reúne os atrativos naturais perfeitos tanto para quem procura um pouco de calma e tranquilidade ou para quem prefere passeios por belas cachoeiras, poços de águas transparentes, grutas e trilhas com uma natureza encantadora.
Além disso, o destino conta com cidades históricas, gastronomia rica e muita hospitalidade. Veja alguns dos motivos para a Chapada Diamantina estar entre os lugares para viajar e curtir a natureza:
- Possui a segunda maior cachoeira do Brasil, com 340 metros de queda;
- O Parque Nacional tem 1.500 km² para ser explorado;
- O Morro do Pai Inácio proporciona um pôr do sol inesquecível;
- Você pode flutuar em poços;
- A região conta com cidades muito charmosas, como Lençóis.
- A Travessia do Vale do Pati é considerada um dos trekkings mais bonitos do Brasil.
O que você precisa saber antes de ir
A Chapada Diamantina reúne os mais diversos atrativos naturais e culturais e é o destino ideal tanto para quem procura tranquilidade e paz, quanto para quem curte histórias e grandes aventuras.
4. Bonito – Mato Grosso do Sul
Bonito é um dos destinos mais incríveis do Brasil e está entre aqueles lugares para viajar que todo mundo sonha em conhecer. A quase 300 km da capital, a cidade também tem aeroporto próprio de fácil acesso e é reconhecida por ser um bastante organizada e possuir um grande zelo pela preservação da região.
Como a maioria dos passeios realizados são na natureza, a cidade limitou o número de visitantes, dessa forma você pode curtir seu passeio de forma tranquila e segura neste momento de pandemia.
Principais atrações
- Gruta do Lago Azul: uma caverna com um lago de tonalidade azul que chega a ter 90 metros de profundidade. A caverna tem dezenas de estalagmites, estalactites e colunas, formadas ao longo de centenas de anos.
- Parque das Cachoeiras: são sete cachoeiras espalhadas pelo parque, e o percurso é feito por trilhas.
- Lagoa Misteriosa: passeios de flutuação e mergulho sob águas cristalinas com visibilidade de mais de 40 metros. O que mais desperta o interesse nos visitantes é que até hoje não foi encontrado o fundo da lagoa.
Bonito pode ser visitado o ano inteiro, porém nas estações de outono e primavera as temperaturas estão mais amenas, podendo assim conseguir observar as águas cristalinas.
5. Urubici – Santa Catarina
Diferente dos outros lugares citados, esse é perfeito para quem prefere o frio! Urubici é o mais belo destino da Serra Catarinense. É famosa por possuir uma natureza encantadora: cachoeiras, cavernas, cânions e serras compõem o cenário do nosso último local da lista.
A cidade de Urubici está situada no Vale do Rio Urubici, na Serra Catarinense, a 454 km de Porto Alegre. O pequeno município, com pouco mais de 10 mil habitantes, está localizado num vale cercado de montanhas. A natureza do município é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, pois faz parte da Reserva Mundial da Biosfera da Floresta Atlântica.
Principais atrações:
- Morro da Igreja: o ponto mais alto da região sul do Brasil, a 1822 metros de altitude. A vista do alto do morro é incrível, e é possível avistar a Pedra Furada – e em dias com boa visibilidade até o mar -, a 100 km de distância. Para visitar, é necessário solicitar um agendamento no ICMBio.
- Cachoeira Avencal: 100 metros de queda livre, o valor da entrada para o passeio custa R$10*.
*valor de referência consultado em Janeiro de 2021, que pode sofrer alterações.
- Morro Campestre: conhecido também como Morro da Cruz, está localizado a 1380 metros acima do nível do mar.
- Cascata Véu de Noiva: a cascata tem 62 metros de altura e forma uma imagem semelhante a um véu de noiva.
- Caverna Rio dos Bugres: A Caverna Rio dos Bugres é um passeio diferente e perfeito para quem procura um contato com a natureza e um certo ar de mistério.
Urubici é cheia de surpresas, não só pelas belezas naturais, mas também pela gastronomia catarinense e hospitalidade. Viajando em junho, por exemplo, você tem muitas chances de ver neve! Legal, né?
Viajar é tudo de bom, mas viajar com segurança evitando que o vírus se espalhe é ainda melhor. Não perca nenhuma novidade, confira as promoções de viagens aéreas pelo BuscaVoo.
E aí, conta pra gente: Qual desses lugares será o seu próximo destino?