Gramado é um dos destinos mais conhecidos do Rio Grande do Sul, abrigando lindas paisagens em um território com fortes influências europeias. Seja no inverno ou em qualquer época do ano, o destino reserva excelentes atrações para turistas de todas as idades.

Os diferenciais da cidade estão presentes em diferentes setores, desde a culinária típica até a arquitetura charmosa e convidativa.

Pensando nisso, criamos um guia completo com todas as informações necessárias para você programar uma viagem para Gramado. Confira a seguir:

Onde fica Gramado?

Localizada a cerca de 120 km de Porto Alegre, Gramado fica ao lado de Canela, uma famosa cidade que também é muito procurada pelos viajantes. Ambas fazem parte do roteiro de viagem de quem deseja conhecer a serra gaúcha, com suas belezas naturais e opções para todos os gostos.

Como chegar em Gramado?

Ao decidir fazer uma viagem para Gramado, um dos pontos principais é saber como chegar ao destino. Existem algumas possibilidades, entre avião, carro, ônibus e, até mesmo, aplicativos de transporte.

O primeiro passo é saber qual a cidade de origem, uma vez que você pode escolher entre estradas e aeroportos. O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, oferece mais opções de voos, enquanto o de Caxias do Sul está mais perto de Gramado.

Agora, se quiser chegar a Gramado de carro, saindo de Porto Alegre, você pode apreciar a vista ao longo do trecho BR 116 + RS 235, conhecido como Rota Romântica

Quando viajar para Gramado?

Gramado é um dos melhores lugares para viajar no Brasil, oferecendo atrações diferentes a cada época do ano.

Ao longo dos 3 primeiros meses você pode aproveitar temperaturas mais altas, além do Gramado in Concert e hospedagens mais acessíveis.

Já em abril, maio e junho, as temperaturas ficam mais amenas e você pode se deliciar com os famosos chocolates da cidade durante a Páscoa, além de saborear comidas típicas alemãs e italianas na Festa da Colônia.

Comidas típicas de Gramado, Rio Grande do Sul.

Mas, caso queira fazer a viagem para Gramado durante a época mais fria, então a dica é procurar hospedagens para julho e agosto. Se tiver sorte, as temperaturas podem chegar a zero, proporcionando uma experiência única, com um clima delicioso, ideal para uma lareira e um fondue.

Durante o período ocorre a Estação Gramado e o Festival de Cinema, atrações famosas e responsáveis por trazer boa parte do público à cidade.

Outro evento grandioso em Gramado é o Natal Luz, com início marcado para os últimos dias de outubro. O festival natalino transforma ruas, casas e estabelecimentos em locais mágicos. A decoração é um dos destaques principais em meio a apresentações teatrais e musicais.

O que fazer em Gramado?

Além dos eventos sazonais, Gramado não é considerada um dos melhores lugares para viajar no Brasil à toa. A cidade oferece uma estrutura completa para turistas de diferentes faixas etárias, incluindo locais como o Snowland, com pista de esqui, o parque temático Terra Mágica Florybal e fábricas de chocolate.

Snowland em Gramado, Rio Grande do Sul.

Além disso, ao programar uma viagem para Gramado, inclua uma visita à Rua Coberta, Paróquia de São Bento, Mini Mundo, e passeie pelo Lago Negro, um local encantador e em meio à natureza. Caso queira ver mais belezas naturais, o Le Jardin é um parque de lavandas com uma ampla área a céu aberto.

À noite, a cidade ferve com centenas de opções de restaurantes, com comidas típicas e cardápios de dar água na boca. Além disso, as luzes deixam o centro ainda mais charmoso e romântico, então, aproveite para fazer um passeio a pé. Assim, você observa de perto todos os detalhes da arquitetura da região.

Se estiver viajando sozinho, não deixe de conhecer a vida noturna, incluindo bares e baladas. Agora, se deseja desfrutar da gastronomia local, experimente fondues, vinhos e churrascos.

Agende sua viagem a Gramado

Agora que você já descobriu todas as maravilhas da cidade, que tal conhecê-las pessoalmente? Acesse nosso site e encontre as melhores passagens aéreas para Gramado, a preços acessíveis e condições flexíveis. Aproveite!

Gostou de conhecer mais sobre Gramado? Deixe um comentário pra gente!

Imagens: flickr.com (MTur – Renato Soares); Unsplash (Jessica Ruscello).

Author

Write A Comment