As cidades históricas do Brasil são um tesouro à parte, reunindo elementos importantes para nossa cultura e desenvolvimento do país. Elas abrigam inúmeras características responsáveis pela identificação de povos, línguas e costumes.

Viajar por suas ruas de pedra, admirar a arquitetura presente em monumentos e edificações, e contemplar suas paisagens ajuda a conduzir o visitante em uma viagem de descobertas e conhecimento.

Então, para conhecer um pouquinho mais sobre as cidades históricas do Brasil, o BuscaVoo preparou um guia especial com os melhores destinos para você conhecer e mergulhar na história do país.

Confira a seguir!

Cidades Históricas de Minas Gerais

O estado, localizado na região Sudeste, possui o maior número de cidades históricas do Brasil. Entre ladeiras, igrejas e obras de arte, o viajante consegue encontrar detalhes importantes para tornar a viagem uma experiência única e transformadora, absorvendo o máximo de informações a respeito do local.

Selecionar as principais cidades históricas de Minas Gerais não é uma tarefa fácil, mas separamos algumas delas para você conhecer:

  • Ouro Preto
  • Diamantina
  • São João Del Rei
  • Tiradentes
  • Mariana
  • Congonhas

Com igrejas em estilo Barroco, ruas de paralelepípedo, esculturas famosas, como os profetas de Aleijadinho, e arquitetura do período colonial, as cidades históricas de Minas Gerais são uma excelente opção para quem deseja viajar pelo Brasil.

Ouro preto, por exemplo, é tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A cidade, assim como as demais, oferece excelentes opções de hospedagem e restaurantes, além de passeios de trem e festivais culturais.

Durante o Carnaval, o destino ferve com milhares de jovens que juntam-se aos universitários da cidade para curtir a folia nas ladeiras locais.

Para chegar às principais cidades históricas do Brasil, é preciso comprar uma passagem aérea para Belo Horizonte e, depois, pegar um transporte para o destino final.

Cidades Históricas no Rio de Janeiro

Cidades Históricas do Brasil - Paraty, Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é conhecido por suas paisagens de tirar o fôlego e por sua importância para a história do país. O destino abriga diversos monumentos históricos, além de suas encantadoras e famosas belezas naturais.

Mas, entre as cidades cariocas com título de patrimônio histórico, existe uma principal: Paraty.

Paraty

Localizada entre o Rio de Janeiro e São Paulo, Paraty é uma das cidades mais importantes para a história brasileira. O destino servia de rota durante o ciclo do ouro, por onde passavam as pedras preciosas que vinham de Minas Gerais.

Com um centro histórico charmoso e aconchegante, Paraty é tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, reunindo casarões, igrejas e monumentos por suas ruas. Os restaurantes e pousadas são uma atração à parte, garantindo experiências agradáveis aos visitantes.

O destino é ideal para quem gosta de relaxar ou para quem busca aventura e diversão, com passeios de barco, trilhas e famosos festivais, como a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty.

Além de Paraty, o Rio de Janeiro reserva outras cidades históricas, como Petrópolis e Teresópolis. Para conhecer seus encantos, basta comprar uma passagem aérea para o Rio de Janeiro e, depois, seguir de ônibus.

Olinda – Cidade Histórica do Brasil

Saindo um pouco da região Sudeste, chegamos a Olinda, uma das principais cidades históricas do Brasil. O destino pernambucano está a apenas 6 km de Recife e é conhecido por suas ladeiras e ruas de pedra, além da vista do Mirante do Alto da Sé.

Para chegar a Olinda, a melhor opção é comprar uma passagem aérea para Recife e seguir pela estrada em direção ao destino.

Visitar as cidades históricas do Brasil é entrar em contato com a cultura do país, revelando detalhes sobre suas construções, costumes e gastronomia. Ao passear por ruas e monumentos, o viajante consegue observar e conhecer um pouco mais sobre a própria história.

E você, conhece algum dos destinos acima? Gosta de visitar cidades históricas? Compartilhe com a gente!

Imagem: Unsplash (Nathalia Segato); Pexels (Gilberto Olimpio).

Author

Write A Comment