A Chapada dos Veadeiros é um dos destinos mais surpreendentes do Brasil, seja pelas formações rochosas, as montanhas forradas de verde ou pelas piscinas naturais criadas pelas quedas d’água.

Com tantos encantos e belezas, o local preserva a calmaria em meio à natureza, mas também oferece práticas divertidas para os turistas mais aventureiros.

Então, preparamos um guia completo com as melhores dicas para você aproveitar a Chapada dos Veadeiros e descobrir todos os seus atrativos.

Confira!

Guia Completo – Chapada dos Veadeiros no Alto Paraíso de Goiás

Como chegar à Chapada dos Veadeiros 

Localizada no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, o destino fica a cerca de 230 km de Brasília. 

Portanto, para acessar o local é preciso comprar uma passagem aérea para Brasília e depois seguir de carro por uma das cidades próximas, como Alto Paraíso de Goiás, São Jorge ou Cavalcante.

O parque tem ligação com 8 municípios do estado, em uma extensão de mais de 240 mil hectares, abrigando pontos importantes do turismo brasileiro. 

A dica é alugar um carro para percorrer as atrações com mais facilidade.

Quando ir a Alto Paraíso de Goiás

Como o destino é composto por trilhas, passeios ao ar livre e cachoeiras, é muito importante prestar atenção às condições climáticas antes de planejar sua viagem. 

A Chapada dos Veadeiros é convidativa o ano inteiro, mas existem dois períodos marcantes e opostos ao longo das estações.

Os dias mais quentes e ensolarados vão de maio a setembro, durante a alta temporada, e são considerados os meses mais secos. Entre abril e junho, você consegue aproveitar as belezas naturais da Chapada sem aglomeração de turistas e com um clima mais úmido.

A paisagem muda completamente com a chegada da seca, com tons de marrom pela vegetação. Mas, a partir de outubro, o verde volta a dominar a região de Alto Paraíso de Goiás.

A temporada chuvosa de novembro a março costuma aumentar o nível dos rios, o que pode gerar riscos aos turistas, principalmente para os que gostam de tomar banho de cachoeira. 

Então, se decidir viajar nessa época, redobre os cuidados nos passeios.

O que Fazer na Chapada dos Veadeiros

Cachoeira na Chapada dos Veadeiros

Uma das principais atrações da Chapada dos Veadeiros são as cachoeiras e quedas d’água. O destino possui dezenas delas espalhadas por seu território, com trilhas em meio ao Cerrado e diferentes pontos para observar o pôr do sol.

As águas da Chapada variam do verde ao azul, com alturas e volumes diferentes, além de características únicas que transformam o local. 

Com tantas opções fica difícil conhecer tudo. Então, a dica é escolher entre as mais famosas:

  • Cachoeira Santa Bárbara é uma das cachoeiras mais concorridas da região, devido às suas águas transparentes em tons de azul claro
  • Saltos do Rio Preto garantem um dos passeios mais bonitos da região, com quedas de 80 e 120 metros de altura
  • Cânions da Chapada dos Veadeiros e o Vale da Lua transformam a viagem em uma aventura, com direito a paisagens encantadoras
  • Piscinas naturais e termais são um espetáculo à parte, com um visual deslumbrante, ideal para relaxar e curtir a natureza.
  • Bares, Restaurantes e feirinhas de Alto Paraíso de Goiás e São Jorge são ótimas opções para quem gosta de agito e quer aproveitar os passeios da noite

Encontre Passagens Aéreas para Destinos Próximos à Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica entre 8 municípios diferentes, sendo que o aeroporto mais próximo é o de Brasília. 

Portanto, para visitar um dos principais parques nacionais do país, é preciso comprar uma passagem aérea para Brasília e seguir viagem pela estrada.

Aproveite a oportunidade para conhecer a capital do Brasil e descobrir um pouco mais sobre sua arquitetura.

Próxima parada, Chapada dos Veadeiros

Destino ideal para renovar as energias em um ambiente cheio de encanto e beleza.

E aí, já visitou algum outro parque nacional do Brasil? Quer mais informações sobre a Chapada dos Veadeiros? Deixe um comentário!

Imagem: Unsplash (J. Balla Photography; Marcus Dall Col).

Author

Write A Comment