O cancelamento de passagem aérea é algo que ninguém deseja, certo?

Afinal, fazer uma viagem é super empolgante mas, infelizmente, imprevistos podem acontecer, seja por mudanças de planos ou emergências pessoais.

Então, o melhor a fazer nesses momentos é se prevenir e ficar ciente do procedimento mais adequado caso isso aconteça com você. 

Isso porque, o processo nem sempre é simples e as políticas das companhias aéreas podem variar.

Além disso, há toda a burocracia envolvida no processo de cancelar passagem aérea que, geralmente, traz dúvidas, estresses e insegurança aos viajantes.

Portanto, nesse artigo, você vai descobrir como cancelar passagem aérea, se é possível pedir reembolso, quais são os seus direitos e deveres, além das respostas para outras dúvidas comuns dos viajantes.

Vamos lá?

Como Funciona o Cancelamento de Passagem Aérea?

O cancelamento de passagem aérea pode ser solicitado tanto por parte do passageiro, quanto da empresa que está oferecendo a viagem.

Aliás, existem diversos motivos que fazem com que um voo seja cancelado, como:

  • Necessidades pessoais
  • Condições climáticas adversas
  • Problemas técnicos no avião
  • Aeroportos fechados

Então, no caso da companhia aérea cancelar o voo, ela terá um prazo máximo de 24h de antecedência ao dia do embarque para comunicar o passageiro.

Caso esse prazo não seja respeitado, o viajante poderá escolher entre o reembolso integral da passagem, reacomodação em outro voo, continuidade da viagem por outro meio de transporte ou crédito com a companhia aérea.

Se, por fim, a comunicação nem chegar a acontecer, a empresa de viagem também deverá se responsabilizar pelos custos de assistência, de acordo com o tempo de espera.

A seguir, você vai entender como cancelar passagem aérea, caso a necessidade surja de você.

Como Fazer o Cancelamento de Passagem Aérea?

Como você viu anteriormente, as regras sobre o cancelamento de passagem aérea variam de companhia para companhia.

No entanto, uma coisa é certa: como consumidor, você tem o direito ao cancelamento a qualquer momento a partir da compra.

Sendo assim, é importante reforçar que, o que muda, são as regras referentes ao reembolso.

Portanto, em primeiro lugar, consulte as políticas da empresa contratada. Em seguida, entre em contato com a companhia para fazer o pedido do cancelamento e negociar a devolução integral ou parcial do dinheiro, caso esteja dentro das regras.

Por fim, guarde todos os documentos necessários e registros da comunicação com a empresa aérea. 

Além disso, é importante estar ciente de que, dependendo da política da companhia aérea, o reembolso pode levar algum tempo para ser processado.

Então, certifique-se de acompanhar o status do seu reembolso ou crédito de viagem.

Quando Solicitar o Reembolso do Cancelamento de Passagem Aérea? 

De acordo com a resolução 400/2016 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), os passageiros podem cancelar passagem aérea e receber um reembolso total do valor da passagem, sem custos adicionais, quando a solicitação é feita no prazo de até 24 horas após a compra.

No entanto, é importante reforçar que essa opção de reembolso só é permitida se a compra for realizada com uma antecedência mínima de 7 dias em relação à data programada para o embarque.

Caso contrário, poderá ser aplicada uma taxa de até 5% sobre o valor da passagem.

Assim, fora desse período, a política de reembolso estará sujeita às diretrizes específicas de cada companhia aérea.

Quando Devo Pagar Pelo Cancelamento de Passagem Aérea?

Existem algumas situações em que, além de não receber reembolso, o viajante precisará pagar uma multa pelo cancelamento da passagem aérea.

São elas:

  • No-show: quando o viajante não comunica e não comparece ao voo. Sendo assim, é necessário pagar porque a empresa perdeu a chance de vender o assento para outro cliente
  • Taxa por reembolso: o passageiro deve pagar uma taxa para conseguir o reembolso pelo cancelamento
  • Taxa de aceleração: o passageiro deve pagar uma taxa para remarcar a passagem para outro dia, horário ou voo
  • Diferença de tarifa: o passageiro deve pagar essa taxa quando quiser alterar o seu voo. Assim, deverá pagar a diferença entre eles

E aí, ficou mais fácil entender sobre o cancelamento de passagem aérea? Não se esqueça de sempre consultar as políticas e regras da companhia aérea para saber dos seus direitos e deveres.

Além disso, não hesite em entrar em contato com a empresa caso você tenha dúvidas quanto ao processo. 
Caso você queira comprar a sua passagem aérea, acesse o BuscaVoo e inicie a sua pesquisa agora mesmo!

Imagens: Pexels

Author

Write A Comment