O cancelamento de passagem aérea é algo que ninguém deseja, certo?
Afinal, fazer uma viagem é super empolgante mas, infelizmente, imprevistos podem acontecer, seja por mudanças de planos ou emergências pessoais.
Então, o melhor a fazer nesses momentos é se prevenir e ficar ciente do procedimento mais adequado caso isso aconteça com você.
Isso porque, o processo nem sempre é simples e as políticas das companhias aéreas podem variar.
Além disso, há toda a burocracia envolvida no processo de cancelar passagem aérea que, geralmente, traz dúvidas, estresses e insegurança aos viajantes.
Portanto, nesse artigo, você vai descobrir como cancelar passagem aérea, se é possível pedir reembolso, quais são os seus direitos e deveres, além das respostas para outras dúvidas comuns dos viajantes.
Vamos lá?
Como Funciona o Cancelamento de Passagem Aérea?
O cancelamento de passagem aérea pode ser solicitado tanto por parte do passageiro, quanto da empresa que está oferecendo a viagem.
Aliás, existem diversos motivos que fazem com que um voo seja cancelado, como:
- Necessidades pessoais
- Condições climáticas adversas
- Problemas técnicos no avião
- Aeroportos fechados
Então, no caso da companhia aérea cancelar o voo, ela terá um prazo máximo de 24h de antecedência ao dia do embarque para comunicar o passageiro.
Caso esse prazo não seja respeitado, o viajante poderá escolher entre o reembolso integral da passagem, reacomodação em outro voo, continuidade da viagem por outro meio de transporte ou crédito com a companhia aérea.
Se, por fim, a comunicação nem chegar a acontecer, a empresa de viagem também deverá se responsabilizar pelos custos de assistência, de acordo com o tempo de espera.
A seguir, você vai entender como cancelar passagem aérea, caso a necessidade surja de você.
Como Fazer o Cancelamento de Passagem Aérea?
Como você viu anteriormente, as regras sobre o cancelamento de passagem aérea variam de companhia para companhia.
No entanto, uma coisa é certa: como consumidor, você tem o direito ao cancelamento a qualquer momento a partir da compra.
Sendo assim, é importante reforçar que, o que muda, são as regras referentes ao reembolso.
Portanto, em primeiro lugar, consulte as políticas da empresa contratada. Em seguida, entre em contato com a companhia para fazer o pedido do cancelamento e negociar a devolução integral ou parcial do dinheiro, caso esteja dentro das regras.
Por fim, guarde todos os documentos necessários e registros da comunicação com a empresa aérea.
Além disso, é importante estar ciente de que, dependendo da política da companhia aérea, o reembolso pode levar algum tempo para ser processado.
Então, certifique-se de acompanhar o status do seu reembolso ou crédito de viagem.
Quando Solicitar o Reembolso do Cancelamento de Passagem Aérea?
De acordo com a resolução 400/2016 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), os passageiros podem cancelar passagem aérea e receber um reembolso total do valor da passagem, sem custos adicionais, quando a solicitação é feita no prazo de até 24 horas após a compra.
No entanto, é importante reforçar que essa opção de reembolso só é permitida se a compra for realizada com uma antecedência mínima de 7 dias em relação à data programada para o embarque.
Caso contrário, poderá ser aplicada uma taxa de até 5% sobre o valor da passagem.
Assim, fora desse período, a política de reembolso estará sujeita às diretrizes específicas de cada companhia aérea.
- Veja Também: Como Pesquisar Passagem de Avião Barata?
Quando Devo Pagar Pelo Cancelamento de Passagem Aérea?
Existem algumas situações em que, além de não receber reembolso, o viajante precisará pagar uma multa pelo cancelamento da passagem aérea.
São elas:
- No-show: quando o viajante não comunica e não comparece ao voo. Sendo assim, é necessário pagar porque a empresa perdeu a chance de vender o assento para outro cliente
- Taxa por reembolso: o passageiro deve pagar uma taxa para conseguir o reembolso pelo cancelamento
- Taxa de aceleração: o passageiro deve pagar uma taxa para remarcar a passagem para outro dia, horário ou voo
- Diferença de tarifa: o passageiro deve pagar essa taxa quando quiser alterar o seu voo. Assim, deverá pagar a diferença entre eles
E aí, ficou mais fácil entender sobre o cancelamento de passagem aérea? Não se esqueça de sempre consultar as políticas e regras da companhia aérea para saber dos seus direitos e deveres.
Além disso, não hesite em entrar em contato com a empresa caso você tenha dúvidas quanto ao processo.
Caso você queira comprar a sua passagem aérea, acesse o BuscaVoo e inicie a sua pesquisa agora mesmo!
Imagens: Pexels