A pandemia da COVID-19 resultou em uma série de preocupações para todos os negócios. Sem dúvidas, o setor hoteleiro e o turismo foram dois dos mais afetados. Afinal, as pessoas tiveram que cancelar ou transferir os seus passeios em virtude do isolamento social. Você também teve que cancelar ou remarcar a sua viagem de avião?

A maioria das companhias aéreas reduziu o número de voos e deram preferência aos passageiros que realmente precisavam viajar de avião. Inclusive, diversas delas (Gol, Azul e Latam) ofereceram viagens gratuitas aos profissionais de saúde — como uma maneira de ajudar em tempos de crise.

Além disso, diversos países (África do Sul, Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Austrália, Canadá, dentre outros) precisaram fechar as suas fronteiras, implementando restrições mais rigorosas. A ideia é barrar os turistas naturais de países em que o vírus ainda não foi controlado (inclusive, o Brasil).

Aos poucos, as coisas estão se encaminhando para voltar ao normal. Porém, se você vai viajar de avião durante a pandemia, é preciso ter alguns cuidados! Vamos conferir quais são eles? Acompanhe!

Esteja Bem Preparado

Se você vai fazer uma viagem durante a pandemia do coronavírus, é preciso estar bem preparado. É claro que a companhia aérea tem grande responsabilidade em evitar aglomerações ou fornecer os cuidados necessários para proteger a saúde de todos os passageiros e colaboradores. No entanto, é fundamental se prevenir.

Portanto, use a sua máscara (e leve algumas extras na mochila), leve o seu próprio álcool gel para usar durante o percurso, se possível utilize luvas descartáveis, evite levar às mãos ao rosto e encoste nas superfícies somente quando realmente for necessário. 

Planeje a sua viagem e vá com antecedência ao aeroporto, para dar tempo de fazer tudo com calma e sem pressa — isso evita aglomerações de última hora. Por exemplo, se você não estiver com o tempo apertado, pode aguardar  para retirar a sua bagagem na esteira, esperando um momento em que não tenham todos os passageiros procurando a sua mala, certo?

Faça o Check-in Online para Viajar de Avião

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou um relatório com algumas recomendações às companhias aéreas. Uma delas é exatamente esta: os dados dos passageiros devem ser coletados de forma digital e o check-in deve ser realizado virtualmente.

Portanto, confira se todos os seus dados estão atualizados e corretos no seu cadastro para evitar problemas com a documentação na hora do embarque. Se houver dúvidas, lembre-se de tirá-las com a companhia aérea de forma on-line e faça o check-in pelo aplicativo ou site. Dessa forma, você respeita as principais normas e ainda evita ter que ficar nas filas dos aeroportos. 

isolamento social em avião

Analise Quais são os Cuidados da Companhia Aérea

Ao viajar durante a pandemia, procure avaliar se a companhia aérea escolhida está atendendo às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso é essencial para se sentir tranquilizado e ter a certeza de que tudo sairá conforme o planejado.

É importante compreender se a companhia tem um bom plano para evitar a proliferação e a contaminação do COVID-19 nos voos e aeroportos. Por exemplo, se houver serviço de bordo, é importante que as bandejas e os materiais utilizados sejam descartáveis. 

Para assegurar a saúde de todos, diversas medidas podem ser adotadas, como:

  • medir a temperatura dos passageiros a cada três horas;
  • manter os acentos com a distância mínima entre cada passageiro de pelo menos 1,5 metro; 
  • disponibilizar luvas, álcool gel e máscaras aos colaboradores; 
  • promover uma higienização completa etc.

Além de compreender essas regras é importante ajudar a divulgá-las no aeroporto, com muita empatia e respeito, é claro! Isso porque, muito provavelmente, terá aquela pessoa que não está bem informada e que pode desrespeitar alguma norma — principalmente a questão do distanciamento social, que deve ser de um ou dois metros. 

Gostou de conferir os principais cuidados ao viajar de avião durante a pandemia? Se sim, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Fonte das imagens: Pexels (Anna Shvets); Freepik

Author

Write A Comment