Viajar é uma experiência incrível, porém, antes de curtir a viagem, existem outros detalhes na rotina dos viajantes que são um tanto burocráticos. Principalmente para aqueles que não estão habituados em buscar voos, viajar de avião e tem muitas dúvidas sobre o processo da viagem. 

Como comprar passagens aéreas mais baratas? Quais são os tipos de voos? Como fazer o check-in? Como despachar a bagagem? Essas são algumas das principais dúvidas que muitos turistas de primeira viagem têm! 

E para te ajudar nessa etapa, o BuscaVoo preparou um texto com passo a passo do voo: da busca ao check-in. Vamos conferir?

Como comprar Passagens Aéreas?

O primeiro passo para fazer sua viagem é procurar as passagens. Mas, como comprar passagens aéreas baratas? É possível fazer isso do conforto da sua casa! Basta acessar o site do BuscaVoo, selecionar a data e o destino, comparar as passagens aéreas de várias companhias e escolher a melhor opção para o seu bolso! 

O BuscaVoo é um motor de buscas, onde você pode comparar preços de voos, hotéis e aluguel de carros em um só lugar! O que gera maior comodidade na busca e mais economia para a sua viagem. Massa, né? 😉 

Qual Voo Escolher? 

Direto, com conexão ou escala? Você sabe quais as vantagens de cada um? Quando estiver escolhendo a sua passagem é importante se atentar ao tipo de voo que será escolhido, pois ele faz toda a diferença. Olha só: 

Voo Direto 

Bastante concorrido, é o melhor voo para quem quer chegar ao destino de maneira rápida. Eles não possuem qualquer tipo de pausa, saem de uma cidade e vão à outra diretamente. 

Voo com Conexão 

Nesse tipo de voo ocorre troca de aeronave, por isso, os passageiros precisam desembarcar do avião e embarcar em outro para seguir a viagem até o destino final. Em destinos internacionais, é bastante comum encontrar esse tipo de voo e ele também é uma forma de economizar e conhecer outros lugares. 

Neste momento, fique atento, pois em alguns casos sua bagagem precisará ser despachada novamente. No entanto, geralmente, suas malas só serão entregues quando você chegar ao seu destino final. Por isso, fique atento no momento da compra de passagem para ver se essa regra realmente vale para aquele trecho.  

Voo com Escala 

Esse tipo de voo é bastante comum. A escala acontece quando o avião pousa antes do destino final. A parada serve para que passageiros desçam e outros façam o embarque. Durante esses procedimentos, os passageiros que ainda não chegaram ao seu destino não podem sair do avião. 

Avião pronto para decolar

Bagagem 

A bagagem é um detalhe que preocupa todo viajante, afinal existem regras para o que pode ser transportado. A bagagem de mão pode ser levada dentro da cabine, contanto que cumpra alguns requisitos como, por exemplo, não ultrapassar os 10 kg e ter 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de comprimento. Caso essas especificações não sejam cumpridas você terá que despachá-la. 

Se você precisar despachar a sua mala, fique atento às tarifas da companhia aérea que você irá viajar. Geralmente esse serviço é cobrado a parte e o valor pode oscilar entre R$ 60 à R$ 120. O peso máximo que você poderá levar é de 23 kg por bagagem. O despacho é feito no momento do check-in e a mala é devolvida quando você chega ao destino final. 

Documentos para Viajar 

Quando estiver preparando os itens para viagem não se esqueça de verificar quais os documentos exigidos para você entrar no seu destino. Em voos domésticos, RG, CNH e passaporte são aceitos. Contudo, em destinos internacionais, é preciso verificar se o país exige visto e comprovante de vacinas. 

Como Fazer o Check-in 

Esse procedimento é indispensável para fazer a viagem. Existem alguns modos de realizar o check-in: no balcão da própria companhia aérea, on-line ou em uma máquina de autoatendimento no aeroporto. 

  • On-line: Pela internet é muito simples e rápido de fazer o check-in, basta acessar o site da companhia aérea e preencher todos os dados. Nesse momento um cartão é gerado (você pode imprimi-lo ou salvar no seu celular) e você deve apresentá-lo na hora do embarque. 
  • Balcão da companhia: Se você for fazer o check-in no aeroporto, procure chegar com pelo menos uma hora de antecedência. Nesse caso, é só apresentar seus documentos no guichê para que o atendente da companhia aérea faça o procedimento para você.
  • Autoatendimento: Também é possível fazer o check-in em uma máquina de autoatendimento nos aeroportos. Basta seguir o passo a passo que aparecerá na tela e o seu bilhete de embarque sairá na hora. 

As dicas foram úteis para você? Tem mais alguma dúvida ou dica para compartilhar? Deixe nos comentários! 

Imagem: Pexels (VisionPic. net; Marina Hinic) 

Author

Write A Comment